contato@ideallecobranca.com.br

41 3013 3724 . 41 3013 5947

Como agir no aparecimento de trincas no condomínio?

Trincas : como agir no aparecimento de fissuras no condomínio?

24 maio 2021

O aparecimento de pequenas fissuras não é preocupante, o problema a se considerar é se a abertura crescer… Veja algumas dicas importantes:

Em geral, o aparecimento de pequenas fissuras não é preocupante, já que a estrutura do prédio pode ir se acomodando ao terreno com o passar do tempo, especialmente se a edificação for nova – tiver menos de cinco anos – ou se houver grandes obras por perto, que também podem causar essas rachaduras em diversos locais. Problema a se considerar é se a abertura crescer e se estiver minando água. Neste caso é muito importante procurar um especialista.


Veja abaixo algumas dicas importantes:


– Para acompanhar a evolução de uma trinca, faça uma marca de lápis grosso em cada extremidade da abertura.

– Verifique se as trincas se encontram em elementos estruturais: lajes, vigas, pilares.

– Quando a largura da abertura é acima de 0,5 mm, o CREA recomenda que se recorra a um engenheiro, arquiteto ou perito habilitado e qualificado.

– O perito chamado deve ser independente: não peça a ele, nem aceite, sugestões de empresas para realizar as obras. Assim, ele identificará o que deve ser feito, prestando uma informação confiável, sem comprometimentos comerciais.

– Um tratamento inadequado poderá ocultar problemas maiores que aparecerão no futuro. Neste caso também, sai mais barato consultar um engenheiro especializado, ou arquiteto, que apresentará uma solução técnica correta, do que arriscar tratamentos paliativos.

– As principais consequências do incorreto tratamento de infiltrações são os danos causados à armação do concreto, cujo reparo é caro e requer conhecimentos técnicos especializados.


E se o dano for grave e necessitar de reparos dispendiosos para o caixa do condomínio?


Bem, para isso se recorre ao fundo de obras ou, em último caso, às cotas extras se o reparo for emergencial e não puder esperar. Mas e se a necessidade de manutenção for ainda mais extensa e o saldo do fundo de obras não for suficiente? o que fazer?

Tem solução! Na Idealle Cobranças o condomínio tem à disposição antecipação de valores para obras de um modo facilitado. A empresa antecipa o valor necessário à vista diretamente na conta do condomínio e o pagamento dos valores pode ser parcelado aos moradores em até 24 vezes.

O reparo sai. O síndico se isenta do risco de responder por um problema mais sério que venha a ocorrer e o ressarcimento dos valores não pesa no bolso dos condôminos, pois o parcelamento escalonado vem incluído nos boletos da taxa condominial.


Importante:

Ao ter a liberação dos valores o síndico tem plena autonomia para realizar a gestão dos recursos.

Se o seu condomínio tem reparo esperando para acontecer por falta de recurso, converse com a Idealle. Aqui tem sempre uma solução para você.

Enviei uma mensagem, e-mail ou chame no WhatsApp 41 98775-5920.

Compartilhe essa notícia



Parceiros

contato@ideallecobranca.com.br

Av. Mal. Floriano Peixoto . 170 . Sala 1605 . Curitiba . PR

© Idealle - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: