contato@ideallecobranca.com.br

41 3013 3724 . 41 3013 5947

Garantidora de Condomínios Idealle

Vazamento de água vertical e vazamento horizontal: O que é isso? Parte III

26 fev 2021

Explicando do que se tratam: A tubulação horizontal é formada pelos canos que abastecem as unidades individuais no prédio, ou seja, os apartamentos. Enquanto a tubulação vertical é a que conduz água e esgoto entre os andares.

Quando ocorre um vazamento na rede horizontal, a responsabilidade pelo conserto é do próprio morador. São nesses casos que os apartamentos vizinhos costumam ser afetados, o que pode acontecer com o desprendimento dos revestimentos, mofo nas paredes ou no teto e até mesmo a existência de goteiras. Se algum conflito surgir na hora de resolver a questão, o síndico pode entrar em ação e servir como um mediador do problema. Ele vai indicar quais são os direitos e deveres de cada um, além de ajudar a achar a melhor solução possível e evitar maiores problemas de convivência no condomínio.

Já quando o vazamento ocorre na rede vertical, que também costuma ser chamada de rede coletora, a responsabilidade do conserto fica sempre sob a responsabilidade do condomínio, mesmo que o problema esteja dentro de um apartamento.

Nesse caso, o papel do síndico é mais atuante. Ele deve ir atrás de soluções rápidas e eficazes para o problema, o que envolve contratar profissionais especializados e controlar o orçamento disponível para os reparos. A agilidade é fundamental para que se evite prejuízos financeiros maiores.

Além dessa visão, que ajuda bastante na hora de atribuir responsabilidades, existem situações nas quais as próprias incorporadoras adotam processos e políticas distintas para a resolução do problema.

Fonte: Meu Living
Link:
https://blog.meuliving.com.br/vazamento-de-agua/

Compartilhe essa notícia



Parceiros

contato@ideallecobranca.com.br

Av. Mal. Floriano Peixoto . 170 . Sala 1605 . Curitiba . PR

© Idealle - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: