Saiba como adaptar a rotina na quarentena com as crianças

A estratégia de isolamento social, como medida de combate à pandemia de COVID-19, implicou em uma série de mudanças no dia a dia. Um dos principais desafios está em como adaptar a rotina na quarentena — de modo a mantê-la saudável e produtiva, tanto para os pais como para os filhos.

Para ajudar, reunimos algumas ideias de atividades para fazer em casa. O mais bacana é que é possível adequá-las à diferentes faixas etárias. Confira!

Como adaptar a rotina na quarentena?

Primeiramente, deve-se manter, na medida do possível, os horários para dormir, acordar e fazer as refeições. Tirar o pijama também é essencial. Porém, nada de exageros: o uso do uniforme escolar, por exemplo, é desnecessário.

Uma boa forma de conciliar tarefas domésticas e trabalho remoto com a companhia das crianças é envolvê-las nas atividades da família. Além disso, deve-se reservar um tempo diário para ajudá-las nos estudos.

O que fazer para curtir o tempo junto?

O convívio intenso pode se tornar uma experiência única, fortalecendo os laços entre pais e filhos. Para isso, cabe a cada família escolher como deseja encarar esse cenário.

Quer saber como tirar o melhor proveito do confinamento? Veja 5 maneiras de curtirem o tempo juntos, mas sem precisar deixar as obrigações de lado!

1. Cozinhar

Crianças pequenas ficam muito felizes em ajudar no preparo de lanches e pratos simples. Já as mais velhas podem escolher uma receita mais elaborada e participar de toda a execução, bem como ajudar na hora de lavar a louça.

2. Cultivar uma horta ou um jardim

O manejo de plantas é uma verdadeira terapia. Mesmo quem mora em apartamento pode ter alguns vasinhos (com flores, cactos etc) ou uma horta vertical (repleta de ervas e até hortaliças). O importante é escolher espécies que sobrevivam em ambientes fechados.

3. Criar a hora da leitura

O hábito da leitura deve ser estimulado desde cedo. Para isso, o exemplo dos pais conta muito. Vocês podem tanto se reunir para contar histórias diariamente, no caso de crianças pequenas, como ler em silêncio diferentes obras, de acordo com o interesse de cada um.

4. Exercitar-se

Pais acostumados a malhar devem adaptar os exercícios para realizá-los com os filhos. Treinos funcionais (que usam apenas o peso do corpo), aulas de ginástica (como zumba ou alongamento) ou sessões de meditação podem, perfeitamente, ser realizadas na companhia das crianças.

5. Fazer sessões de cinema

Peça para as crianças desenharem os ingressos. Enquanto isso, faça pipoca e deixe a luz baixa, criando um clima como o das salas de cinema. Já a escolha do filme pode ser feita por meio de rodízio: a cada dia, uma pessoa diferente decide o que todos vão assistir.

Por que é importante dar continuidade aos estudos?

As crianças precisam entender que não estão em férias, mas participando de uma ação em prol de toda a sociedade. Por isso, muitos colégios têm enviado seus conteúdos online, o que ajuda a minimizar o impacto no andamento do semestre.

Para não relaxar com as obrigações, deixando-se levar pelo videogame, redes sociais, entre outras distrações, a melhor maneira é reservar um horário para os estudos. Além disso, escolha um lugar onde os pequenos possam se concentrar — longe da televisão, por exemplo.

Agora que você sabe como adaptar a rotina na quarentena, não permita que o desânimo abata sua família. Considere as necessidades de todos e veja como podem se ajudar. Em um primeiro momento, as crianças podem até ficar um pouco resistentes, porém, bastam alguns dias para perceberem as vantagens e começaram a encarar esse momento de forma positiva!

via https://www.imovelweb.com.br/