contato@ideallecobranca.com.br

41 3013 3724 . 41 3013 5947

Reserva de emergência: você tem a sua?

23 mar 2021

Uma reserva de emergência pode ser um alívio em diversas situações financeiras, principalmente diante de imprevistos. Confira na postagem de hoje como planejar a sua.

A reserva de emergência funciona como um investimento que deve servir de base caso as finanças saiam do previsto. Assim, ela ajuda a evitar endividamentos com empréstimos bancários, pagamento de juros e até problemas emocionais decorrentes da preocupação com a vida financeira.

A reserva de cada um deve ter características específicas. É preciso também um investimento em ativos de alta liquidez e baixa volatilidade. Assim, evita-se surpresas no momento do resgate.

O tamanho da reserva deve variar de acordo com os gastos habituais, considerando possíveis aumentos, para que o valor seja bem dimensionado em caso de necessidades. É preciso recompor a reserva o mais rápido possível após fazer o uso.

Como planejar a sua reserva de emergência?


Antes de tudo, para iniciar uma reserva de emergência é necessário analisar as finanças em sua totalidade, organizar hábitos e registrar o máximo possível. Com dívidas é mais difícil economizar para arrecadar fundos.

Depois, é preciso considerar aspectos como profissão, salário, gastos fixos, quantidade de dependentes ou filhos, e outros fatores que irão ajudar a definir o valor da reserva. Além disso, ele deve ser planejado para cobrir entre 6 e 12 meses de despesas, incluindo possíveis variáveis.

Você sabia que o prazo de cobertura era esse?

Pois é, muitas pessoas desconhecem esse prazo, que para muitos pode ser muito longo, mas se avaliarmos o aspecto atual do país em que a pandemia já dura longos 12 meses faz sentido, não é mesmo?

Onde aplicar a reserva de emergência?

Portanto, três possibilidades de produtos para as reservas de segurança são:

– Fundo de renda fixa;

– CDB (certificado de depósito Bancário) do banco em que o cliente é correntista

– Títulos públicos como o chamado Tesouro Selic.

O fundo de emergência deve ser a prioridade de todo investidor, com a preparação para os imprevistos antes de qualquer aumento no patrimônio. Para evitar o uso, uma ideia é a criação de uma conta apenas para a reserva de emergência, que também pode ser uma poupança.
.A contratação de especialistas em investimentos para uma consultoria pode ser bastante útil durante toda a organização financeira, seja no âmbito pessoal ou no profissional, no caso dos empreendedores.

Quando usar a sua reserva de emergência?

As pessoas as vezes podem utilizar erroneamente as suas reservas de emergência em investimentos que podem ser feitos com mais planejamento, desejos imediatos ou necessidades, que muitas vezes surgem de repente. Não é raro casos em que a compra de produtos específicos como roupas, passeios, idas a restaurantes e afins são pagos com os recursos da reserva. Isso não pode acontecer!

Além dessas compras, a realização de projetos ou a compra de outros equipamentos que parecem emergenciais devem ser planejadas com antecedência, e não devem tirar o foco da reserva de emergência. O mesmo ocorre com supérfluos, como bolsas ou sapatos, e situações como viagens ou idas ao cinema, por exemplo.

Já diante de uma grande quebra na residência, demandando a realização de um projeto hidráulico residencial completo, por exemplo, ter uma reserva pode ser importante. Assim evitam-se empréstimos no banco, principalmente se o conserto demandar bastante investimento e acontecer de uma hora para a outra.

As situações para as quais uma reserva deve ser feita estão mais relacionadas à problemas de saúde. Mas também envolvem acidentes, necessidade de viajar de última hora, desemprego, entre outras. A reserva pode servir para o pagamento de tratamentos, exames em uma clínica ultrassonografia e medicações por exemplo. 

Seja para um problema complexo ou para um botijão de gás que acabou antes do planejado, trata-se de um recurso importante para a saúde financeira de qualquer pessoa, proporcionando um grande alívio quando é necessária, desde que construída corretamente.


Quem se planeja vive mais tranquilamente 😉

Fonte: Meu Living

Gostou das informações? Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de acompanhar nosso blog para conferir mais conteúdos como esse!

Compartilhe essa notícia



Parceiros

contato@ideallecobranca.com.br

Av. Mal. Floriano Peixoto . 170 . Sala 1605 . Curitiba . PR

© Idealle - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: