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Grupo de WhatsApp: responsabilidades do síndico

2 abr 2021

É recomendado conversar e explicar a necessidade da criação do grupo. Após o aval dos moradores é que o grupo deve ser criado.

Parte II

O ideal seria convocar uma assembleia com todos os condôminos para debater a questão e conferir se estão de acordo. Se necessário, inclusive fazer uma votação formal.

Se aprovado, uma ótima dica é criar regras para a utilização do grupo. Nada de mensagens pessoais, correntes, memes ou mensagens de bom dia/boa noite. O grupo de whats do condomínio será um local destinado exclusivamente para tratar assuntos do condomínio, assim como avisos simples da gestão. Colocar esse tipo de limite evitará possíveis confusões entre os condôminos.

O grupo deve ser administrado exclusivamente pelo síndico. Caso o uso tenha sido aprovado via votação, aqueles que não querem fazer parte não são obrigados a entrar. Além disso, o síndico não tem responsabilidade legal pela criação do grupo.

Quem nunca teve problemas com os condôminos em relação a pagamentos ou brigas entre vizinhos? É de extrema importância que o síndico saiba como intervir nessas situações com calma e soluções adequadas para os envolvidos. Assim, não deve ser permitido que dentro do grupo ocorram crimes contra a honra, que se classificam como injúria, calúnia e difamação. Isso abrange tanto o síndico quanto qualquer morador. A pena pode ser financeira, com pagamento de indenização, ou até judicial.

É importante entender também que o grupo do WhatsApp não pode ser utilizado para cobranças pessoais. Por exemplo, o síndico nunca deve cobrar o valor do condomínio em atraso pelo grupo, assim como já não era permitido no mural de recados.

Informações pessoais nunca devem ser expostas nesse grupo. Existe uma Lei geral de proteção de dados que garante que isso não aconteça. Dados sobre as finanças devem continuar no caderno original. Ainda não há uma lei que permita que esses números possam servir como documentos no mundo digital.

Como tudo no condomínio, a regra primordial é: bom senso. 

Fonte: Kiper
Link: 
https://kiper.com.br/blog/delivery-em-condominios/

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