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Entendendo as despesas do condomínio: ordinárias ou extraordinárias?

12 jan 2021

Embora o pagamento das despesas do condomínio esteja entre os deveres dos condôminos, este é um assunto que sempre gera dúvidas.

Como de costume nos condomínios, o valor da cota condominial é muito questionado por condôminos e moradores e, envolvendo diversas variáveis, depende de uma boa previsão orçamentária, já que seu objetivo é o custeio das despesas gerais do condomínio. Para saber onde entra cada despesa siga o roteiro abaixo:

Despesas ordinárias
São aquelas aprovadas em Assembleia Geral Ordinária – AGO, objetivando o custeio das despesas necessárias à gestão do condomínio. Assim, podemos entender que são as despesas mensais do prédio, utilizadas para o funcionamento adequado ao perfil do condomínio.Entre as principais, podemos destacar pagamentos de salários, encargos sociais, água, energia, limpeza e conservação, manutenção de equipamentos, seguros, honorários de administradora, síndico profissional, além de outras.

Despesas extraordinárias
São aquelas que, aprovadas em assembleia, custearão gastos com situações não previstas no orçamento anual, bem como com inovações ou reparações necessárias, úteis ou voluptuárias.Ou seja, são despesas excepcionais ou esporádicas!

Assim, destacamos algumas situações mais comuns, como obras ou reformas que envolvam a estrutura do imóvel, troca de piso, pintura externa, conserto de vazamentos, impermeabilizações, segurança, com exceção de casos de urgência comprovada.


Portanto, de forma geral, podemos resumir que as despesas ordinárias são aquelas fixas/mensais que competem a proprietários e inquilinos; enquanto as despesas extraordinárias, ao proprietário ou quem for a ele equiparado.

Fonte: Viva o condomínio

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