contato@ideallecobranca.com.br

41 3013 3724 . 41 3013 5947

Confira nossas dicas para fazer o planejamento anual do condomínio.

9 jan 2021

Elaborar o planejamento corretamente é uma das melhores formas de manter o condomínio financeiramente saudável e evitar surpresas indesejáveis.

O planejamento anual permite que você possa acompanhar a evolução dos gastos ao longo dos próximos 12 meses. Desta forma, todos podem se preparar melhor e realizar mudanças, se necessário.

O principal benefício do planejamento é o equilíbrio. Quando não há planejamento, a administração é feita às cegas e o condomínio pode não ter recursos suficientes para as despesas. Realizar a previsão orçamentária reduz as chances de resultados negativos e possibilita a organização do caixa para investimentos, como obras por exemplo.

Analise as despesas do ano anterior

Para começar o primeiro passo é analisar as despesas dos 12 meses anteriores. Por meio desta análise é possível conhecer quais são os principais gastos e quando ocorrem.

Elabore o plano levando em conta vários fatores

Um dos erros mais comuns ao se realizar um planejamento é não levar em conta que durante o ano acontecem vários eventos no dia a dia. Troca de extintores, conserto de portão, entupimentos, defeito na bomba d’água, infiltrações, dentre outros. Não é possível prever se e quando algo vai quebrar ou parar de funcionar, mas estar preparado é a melhor maneira de evitar surpresas.

Outro ponto importante é a inflação. Não é possível prevê-la com exatidão, mas é bom considerar possíveis reajustes salariais e aumento nos preços de materiais e serviços.

Verifique a necessidade de mudanças

O planejamento pode trazer à tona a necessidade de mudanças. Quando as contas estão altas, promover campanhas de conscientização com dicas de economia tem excelentes resultados.

Ajuste o planejamento ao longo do ano

No decorrer do ano é importante comparar os valores projetados com os reais. Este controle permite que sejam realizados ajustes e lembre-se que caso aconteça algum imprevisto que represente gastos excessivos, a assembleia precisa ser convocada.

Acompanhar os gastos comparando-o com o planejamento é uma forma de se preparar para o ano seguinte e tornar o processo ainda mais fácil.

Fonte: Graiche

Compartilhe essa notícia



Parceiros

contato@ideallecobranca.com.br

Av. Mal. Floriano Peixoto . 170 . Sala 1605 . Curitiba . PR

© Idealle - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: