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Como mediar conflitos no condomínio

18 ago 2021

É dever do síndico mediar os conflitos que ocorrem no condomínio. Você sabe assumir esse papel de forma correta?

É papel do síndico mediar os conflitos que ocorrem no condomínio.

Os conflitos no condomínio são inevitáveis e algumas das principais reclamações são corriqueiras, podendo ser reclamações de barulhos ou até mesmo de pets. Contudo, é importante, lidar com esses conflitos com seriedade e evitar que virem problemas maiores e que gerem desconfortos para os outros moradores.

Normalmente os condôminos que estão em desentendimento buscam o síndico para fazer a reclamação do ocorrido. Neste caso, o que deve ser feito é acalmar todas as partes envolvidas e marcar uma reunião com uma delas de cada vez, para assim, entender o contexto como um todo.

Caso isso não seja suficiente, é importante marcar uma segunda reunião com todos juntos, para que se possa definir uma maneira de contornar o conflito.

O conhecimento é sempre um aliado do síndico na hora de resolver conflitos no condomínio.

Ele deve estar ciente das disposições do Código Civil, da convenção de condomínio e no regimento interno.

Afinal, são as normas que contêm as principais disposições sobre a vida condominial. Dessa forma, cabe ao síndico cumpri-las e fazer com que os moradores as cumpram.

É dever do síndico, por exemplo, cobrar as taxas condominiais e aplicar as multas previstas.

Se isso está disposto na lei, não há motivo para conflito.

No mesmo sentido, é direito do condômino dispor livremente de sua unidade.

Então, se ele deseja modificar o interior de seu apartamento, ninguém pode interferir na sua liberdade, desde que ele cumpra as normas sobre obras.

Uma boa dica é o síndico fazer uma cartilha ou uma assembleia para falar sobre os direitos e deveres estabelecidos em lei para a vida condominial.

É uma ótima forma de administração de conflitos e de prevenção.

Além disso, abrir canais de comunicação com os moradores é uma excelente medida que o síndico pode tomar para uma boa administração de conflitos no condomínios.

Qualquer morador pode usar o livro de ocorrências para registrar diversas situações, como sugestão de melhoria, observação sobre as áreas comuns, reclamações de barulho, uso de drogas.

Entretanto, por ele ser público, pode causar algumas confusões.

Por este motivo, há condomínios que preferem adotar outros canais de comunicação, como e-mail, site ou fichas de reclamação autônoma (depositadas em uma caixa fechada que é acessada somente pelo pessoal autorizado).

Com esses canais abertos, o síndico tem consciência do que se passa no condomínio e pode adotar as melhores medidas para resolver potenciais conflitos.

Lembre-se: para que a mediação ocorra de forma correta, é preciso desempenhar um papel de imparcialidade.

 É interessante usar técnicas para a criação de um ambiente confortável que  permita identificar o interesse de ambas as partes e solucionar o conflito de maneira clara, atendendo as necessidades de todos os envolvidos.

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