contato@ideallecobranca.com.br

41 3013 3724 . 41 3013 5947

Como fazer a prestação de contas do condomínio

16 ago 2021

É de extrema importância, que o síndico faça a prestação de contas, mantendo uma gestão transparente. Você sabe como fazer?

É de extrema importância, que o síndico faça a prestação de contas do condomínio de forma clara, tirando todas as dúvidas dos condôminos.

A prestação de contas é a necessidade da apresentação de relatórios com informações sobre transações econômicas dentro de um determinado período.

Dessa forma, a prestação de contas no condomínio é uma obrigação prevista pela legislação, além de ser uma grande aliada da gestão do síndico. Em resumo, a prestação de contas é o registro de toda a movimentação financeira do condomínio em um determinado período. Ela é composta por:⠀

  • Balanço contábil⠀
  • Demonstrativo de despesas⠀
  • Documentação comprobatória de despesas e receitas⠀
  • Lista de inadimplentes


Antes de tudo, a prestação deve ser aprovada pelos moradores em assembleia e os condôminos podem aprovar, assim como, recusar ou aprovar parcialmente as contas apresentadas pelo síndico. Nos casos de reprovação, o síndico deve justificar ou regularizar os pontos de conflito. Em casos de fraudes nas contas, os condôminos podem recorrer à Justiça.⠀

Assim, é dever do síndico realizar a prestação de contas anualmente, determinado pelo artigo 1.350 do Código Civil.⠀

Portanto, é uma ferramenta de extrema importância para manter uma boa comunicação e transparência dentro do condomínio e que se feita de forma correta, só trará benefícios.  ⠀

De forma resumida, é a comprovação de todos os gastos e ganhos de um empreendimento.

Confira o check-list que preparamos para você:

  • Organize todos os documentos que devem ser entregues e apresentados na prestação de conta: Os principais documentos necessários são o Relatório do orçamento, Relatório de Receitas, Relatório de Despesas, Balancete e Listagem de Inadimplência.
  • Além disso, elabore uma planilha de prestação de contas do condomínio: Online ou física, a pasta nada mais é que um arquivo onde se encontra todas as movimentações financeiras e documentação sobre o que ocorreu no condomínio durante determinado ano. Assim como os documentos, essa planilha deve estar acessível para todos os moradores.
  • Prepare um material de apoio para entregar aos condôminos: Elabore um material para acompanhar a sua apresentação, de forma que fique mais fácil para os condôminos memorizar tudo que foi citado.
  • Divida tudo em categorias: Para evitar o amontoamento de informações, separe os valores em categorias, como por exemplo, os custos mensais, as despesas extraordinárias, os orçamentos de obras etc.

Gostou das informações? Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de nos acompanhar em nosso blog para mais conteúdos como esse!

Compartilhe essa notícia



Parceiros

contato@ideallecobranca.com.br

Av. Mal. Floriano Peixoto . 170 . Sala 1605 . Curitiba . PR

© Idealle - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: