contato@ideallecobranca.com.br

41 3013 3724 . 41 3013 5947

Como fazer a prestação de contas do condomínio

16 ago 2021

É de extrema importância, que o síndico faça a prestação de contas, mantendo uma gestão transparente. Você sabe como fazer?

É de extrema importância, que o síndico faça a prestação de contas de forma clara, tirando todas as dúvidas dos condôminos.

A prestação de contas é a necessidade da apresentação de relatórios com informações sobre transações econômicas dentro de um determinado período.

De forma resumida, é a comprovação de todos os gastos e ganhos de um empreendimento.

Segundo o Código Civil, é dever do síndico fazer a prestação de contas durante assembleia geral. Mas você sabe como executar essa função de forma adequada?

Confira o check-list que preparamos para você:

  • Organize todos os documentos que devem ser entregues e apresentados na prestação de conta: Os principais documentos necessários são o Relatório do orçamento, Relatório de Receitas, Relatório de Despesas, Balancete e Listagem de Inadimplência.
  • Elabore uma planilha de prestação de contas do condomínio: Online ou física, a pasta nada mais é que um arquivo onde se encontra todas as movimentações financeiras e documentação sobre o que ocorreu no condomínio durante determinado ano. Assim como os documentos, essa planilha deve estar acessível para todos os moradores.
  • Prepare um material de apoio para entregar aos condôminos: Elabore um material para acompanhar a sua apresentação, de forma que fique mais fácil para os condôminos memorizar tudo que foi citado.
  • Divida tudo em categorias: Para evitar o amontoamento de informações, separe os valores em categorias, como por exemplo, os custos mensais, as despesas extraordinárias, os orçamentos de obras etc.

Compartilhe essa notícia



Parceiros

contato@ideallecobranca.com.br

Av. Mal. Floriano Peixoto . 170 . Sala 1605 . Curitiba . PR

© Idealle - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: