contato@ideallecobranca.com.br
41 3013 3724 . 41 3013 5947
27 dez 2020
Para que as informações estejam disponíveis calcular a inadimplência para divulgar aos moradores é essencial. Veja como fazer.
Para que as informações estejam disponíveis calcular a inadimplência para divulgar aos moradores é essencial. Veja como fazer.
.
O síndico deve calcular e apresentar, com toda transparência possível, estas estatísticas aos condôminos, especialmente nas assembleias de prestação de contas. Devido à complexidade dos dados, o ideal é a administradora ou o advogado do condomínio fazerem os cálculos. Eles apresentam os números oficiais ao síndico que, por sua vez, apresenta aos demais.
O objetivo deste cuidado vai além de manter a vida financeira do condomínio em dia. Já que se o total das despesas de toda estrutura condominial é rateado entre todas as unidades, quando uma delas deixa de pagar, as outras são penalizadas porque precisam pagar mais.
Por exemplo, se em maio, um condomínio com 120 pagantes, teve 10 pessoas inadimplentes, a conta é dividir 10 por 120.
Depois, é necessário multiplicar o resultado (0,08) por 100. Então, neste condomínio o índice de inadimplência é de 8% em maio. Esta é uma conta simples.
Mas se a inadimplência durar meses, o cálculo é mais complexo porque envolve diversas variáveis relacionadas à multa, limite de juros, tipo de juros, correção monetária, honorários, etc.
Fonte: Tudo Condo
Últimas postagens